Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Painéis TTA
 

                                                                                 


 

A SEEK é parceira da Eaton na montagem de painéis TTA e PTTA.

 

TTA ( Type Tested Assembly ) - Conjunto de manobra e comando de baixa tensão com ensaios de tipo totalmente testados

Os painéis elétricos do tipo TTA são construídos de acordo com os conceitos de engenharia elétrica e mecânica, onde sua eficácia é assegurada através de ensaios de tipo com finalidade de garantir o perfeito funcionamento do conjunto (barramentos, entradas, saídas, alimentadores, partida, etc.). Normalmente, os ensaios são realizados levando-se em consideração o pior caso e reproduzindo-se a influência de componentes adjacentes.

Uma vez aprovado nos ensaios, o painel passa a ser um protótipo, que servirá de "modelo” para fabricação de painéis equivalentes que poderão ser comercializados sob a denominação de TTA.

 

 

 

 

 

 

PTTA ( Partially Type Tested Assembly) - Conjunto de manobra e comando de baixa tensão com ensaios de tipo parcialmente testados

Havendo a necessidade de realizar alterações consideráveis no projeto devido a ampliações, correções e etc., o equipamento não poderá ser considerado TTA e passará a ser uma derivação do mesmo.

Portanto, os conjuntos do tipo PTTA têm sua eficácia assegurada através de cálculos, desde que o limite de elevação de temperatura e a corrente suportável de curto-circuito sejam comprovados por extrapolação a partir de resultados dos testes de componentes ou conjuntos similares.

D
evido às necessidades especificas dos clientes, na maioria das vezes, ele vem a receber um conjunto PTTA, onde a qualidade e eficiência são equivalentes ao de um conjunto TTA.

 

Ensaios

Para que um painél elétrico possa ser denominado TTA ou PTTA, o mesmo deverá ser submetido aos ensaios exigidos pela norma NBR IEC 60439-1, sendo oito ensaios de tipo e três ensaios de rotina. Ensaios estes destinados às seguintes verificações: 

- Limites de elevação da temperatura;
- Propriedades dielétricas;
- Corrente suportável de curto-circuito;
- Eficácia do circuito de proteção;
- Distâncias de escoamento e de isolação; 

 

 

Rua Edvino Antônio Deboni, 225 Barracão 09 - Fazendinha - CEP: 81.330-600- Curitba – Paraná
Fax: 41 3288-8035 - Telefone: 41. 3288-6461
seek@seekbrasil.com.br